segunda-feira, 23 de abril de 2012

mães que fizeram história - oprah

"Negra, pobre e acima do peso... de uma infância traumática a mais poderosa mulher do mundo...". É assim que familiares e amigos mais íntimos vêem Oprah Winfrey, uma das mulheres mais ricas e amadas dos Estados Unidos, mas o seu percurso até à fama nada teve a ver com um conto de fadas. Cresceu entre humilhações e abuso sexual mas soube conquistar o coração do mundo.

OPRAH WINFREY - TALENTO E SUPERAÇÃO


Quem vê o canal de televisão SIC Mulher já se rendeu ao seu programa: "The Oprah Winfrey Show". É uma hora de conversa com uma receita aparentemente simples "uma comunicação franca e informal com médicos, psicólogos, pessoas com problemas para partilhar e até celebridades do mundo da música, política e cinema". Há quem diga que o segredo de Oprah reside no facto de não ser uma mera apresentadora mas uma amiga, alguém com quem se troca segredos, já Oprah também não se coíbe de confessar que tem um problema com comida, que fumou cocaína e até que foi violada quando era criança. Assim se cria um clima de intimidade que conquista audiências.

O carinho que agora recebe dos quatro cantos do planeta contrasta com uma infância difícil que quase a destruiu. Pouco depois de nascer, Oprah foi abandonada aos cuidados da avó materna, com quem aprendeu a ler. Criada num meio de pobreza extrema, recebeu o seu primeiro par de sapatos quando tinha seis anos. Foi também com esta idade que foi viver com a mãe. Nesta altura começou o seu calvário de abusos, que a marcaria para sempre: "Fui violada quando tinha nove anos, por um primo, e nunca disse nada a ninguém até ter quase 30 anos. Fui, também, molestada sexualmente por um amigo da família, e depois por um tio. Era uma coisa continuada, tanto, que comecei a pensar que a vida era assim."

A relação conflituosa com a mãe fez com que Oprah entrasse numa rota de destruição: "tornei-me uma adolescente sexualmente promíscua e entrei em muitas confusões." Aos 13 anos fugiu e foi enviada para uma casa de correcção juvenil, onde apenas não ficou porque não havia camas vagas. Aos 14 anos deu à luz. Um menino, mas o bebé morreu duas semanas depois, por ter nascido com apenas 7 meses. Como último recurso, foi viver com o pai, em Nashville, um homem rígido que lhe deu um rumo, uma estrutura, regras a seguir e livros para ler. Hoje, Oprah diz que o pai lhe salvou a vida e que deve tudo a ele.


O talento inato de Oprah para a comunicação e a sua espontaneidade fez com que ganhasse alguns concursos de beleza. Aos 17 anos, após ter sido coroada "Miss Prevenção de Incêndios", visitou uma estação de rádio local, de Nashville. Depois de a terem ouvido ler as notícias, assinou um contrato. Estava dado o primeiro passo para a fama e superação. Dois anos depois, já na universidade, foi contratada pela televisão de Nashville: era a primeira mulher e primeira pivô negra da televisão americana.

Anos depois aceitou o desafio de apresentar um programa matinal chamado A.M. Chicago, sempre nas últimas posições das audiências. Oprah deu uma reviravolta tão grande que o efeito foi imediato: um mês depois estava a par do mais famoso talkshow americano e após três meses já o tinha superado. Em 1985 o programa foi rebaptizado com o nome Oprah Winfrey Show e foi alargado para uma hora de duração.

Algumas frases de Oprah:

"Se agradece o que tem, receberá mais. Se você se concentra no que não tem, jamais terá o suficiente."

"Siga seus instintos. É aí que a verdadeira sabedoria se manifesta."

Fato curioso: Em 1986 Oprah conheceu e mantém até hoje um relacionamento com o empresário Stedman Graham. Supostamente o casamento formal aconteceria em novembro de 1992, mas nunca foi concretizado pela "falta de tempo". O casal sempre trabalhou muito e nunca deixou que este excesso interferisse na relação.


Ela nunca mais quis ter filhos devido ao ocorrido na juventude e o marido sempre apoiou esta decisão. Oprah diz que seus filhos são as alunas de sua escola na África do Sul: "Oprah Winfrey Leadership Academy for Girls" e também todos os fãs que incondicionamente apoiaram seu trabalho e sempre declaram tanto carinho.



Após 25 anos de sucesso, Oprah anunciou o fim do seu talk show que conquistara milhões de telespectadores de todo o mundo. O último programa na rede ABC contou com a presença de grandes nomes como Tom Cruise, Tom Hanks e Will Smith, e um público de 12 mil pessoas. Emocionada, a apresentadora despedia-se de uma plateia que a acompanhara por muito tempo. Oprah anunciava a nova rede que ela dirigiria, afirmando estar em busca de novos desafios. Em Janeiro de 2012 ela estaria de volta às telinhas, agora à frente do Oprah Next Chapter, programa de entrevistas que sai dos estúdios para ir até a casa dos entrevistados.

Em 1999, Christian Dior lançou um ícone da perfumaria que foi criado para celebrar a essência e a beleza interna e externa da mulher, trazendo em suas femininas notas florais/frutais a sofisticação e o charme da fragrância. O frasco do perfume também faz parte dessa elegante celebração da feminilidade, começando com a tampa, que simboliza um poderoso colar de fios de ouro seguindo com o frasco, enfatizando as curvas do corpo da mulher desde o busto, passando pela cintura e quadris, num elegante e sedutor vestido.


Em 2008, Oprah declarou que o perfume que mais usava e que a inspirava na vida pessoal e profissional era J'Adore de Christian Dior. "Acredito que o perfume não só fala de mim mas também fala para mim como eu posso ser, me faz sentir-se bela e desejada..."

J'Adore é uma dica e tanto para você presentear a sua mãe. Compre no site da USINA em até 10x sem juros.

Bilionária e talentosa, Oprah certamente é uma das mulheres mais influentes da atualidade e sua história inspira muitas pessoas ao redor do mundo.

Aguarde a próxima mãe dia 26/04... ☺

Para ganhar um perfume Chanel nº 5 no mês das mães você deve curtir todas as cinco matérias que serão divulgadas até o dia 09/05/2012 "Mães que fizeram história" e também curtir a fanpage da USINA clicando aqui. BOA SORTE!!!

Conheça também a história e vida de Cleópatra e saiba qual a sua ligação com o mundo da perfumaria.

2 comentários:

Suely disse...

Eu acho ela uma mulher incrível!!!
Curtindo e participando da promoção!!

Suely disse...

Eu acho ela uma mulher incrível!!!
Curtindo e participando da promoção!!