sexta-feira, 9 de março de 2012

dica especial perfumes #2

Você sabe mesmo tudo sobre perfumes? Duvido...

Na postagem que você viu aqui, a gente falou sobre os erros comuns em comprar perfumes com base no cheiro de outra pessoa certo?

Muitos clientes e seguidores comentaram contando suas histórias e a gente fica contente de saber que além de estarmos ajudando, vocês tem se identificado com as dicas. ☺

Mas então vamos deixar a conversa de lado e partir para a dica #2.


Esfregar o perfume na pele após aplicação, seja nos pulsos ou em outra parte do corpo modifica a fragrância?

Sim, não e talvez! Mas nós vamos explicar porque.

Perfumistas dizem que não e fabricantes dizem que sim. Talvez a forma que você esfregue "não" interfira mas, talvez "sim". É outro babado! ☺

O ato de esfregar por menos intenso e sem atrito que possa ser, vai desencadear uma reação na química de qualquer produto. O perfume é constituído basicamente de álcool, essências e óleos essênciais. O álcool é somente um condutor que tem a finalidade de acelerar a evaporação evitando manchas na pele e tecido e, não é bom pra pele (daí agora você imagina se aquecido pelo atrito da esfregação), as essências que predominarão aquele cheiro característico de cada fragrância e o óleo essencial é que vai manter a fixação na pele (você vai ver sobre isso na dica #3).

Coco Chanel disse: "Jogue para cima e deixe que a nuvem do perfume caia sobre o seu corpo". E olha que ela entendia do riscado não é?

Mas a gente sabe que jogar perfume para cima, em alguns casos, é equivalente a rasgar dinheiro (se a janela estiver aberta então heim, vai voar pra todo lado menos no seu corpo né?). Então isto que ela disse não é uma dica e sim um comentário, pois talvez seja o mais certo a se fazer mas nem todos podem!

Você se lembra que antigamente, na época da nossa vovó, os perfumes eram feitos sem borrifadores (por que a tecnologia ainda era precária obviamente) e, principalmente as mulheres, usavam de esfregar a tampa do vidro na pele (que era até mais cumprida) e todo mundo achava chique de doer? Pois é... hoje já nem se vê mais deles por que os frabricantes também entendem do riscado.

Digamos então que 99% dos perfumes disponíveis no mercado são a base de borrifadores. Uns mais sofisticados que os outros mas a idéia é fazer com que o ato de borrifar acelere a evaporação do álcool e que na pele chegue o mínimo deste produto e, dispersamente, chegue o máximo de essências e óleos.

Então, pelo sim - pelo não - até pelo talvez, a gente já fez vários testes. Em homens e mulheres, jovens e um pouco mais adultos, brancos, morenos e negros. O resultado foi insatisfatório em todos os casos.

O que percebemos foi um grupo de mudanças deslocadas e irregulares. Veja, levando em consideração a média da pesquisa e intensidade do esfregão:

- Suavemente: A fragrância não muda mas a fixação é bem afetada;
- Lento porém forte: Perdeu-se na fixação e na fragrância;
- Normal e suave: Fixação boa mas a fragrância continua afetada;
- Rapido e forte: Fixação muito fraca e fragrância muito afetada;

Foram testados o perfume Carolina Herrera nas damas e Azzaro Elixir nos cavalheiros. De certa forma a gente viu que nas peles morena e negra houveram menos oscilações mas não houve resultados positivos. Em todos os testes houve mudanças e oscilações!

Você pode fazer este teste na sua pele e nos contar se percebeu diferenças significativas ou não! É muito simples, borrife o seu perfume no pulso e esfregue com o cotovelo do braço direito e depois borrife o mesmo perfume no pulso do braço direito e não esfregue. Não cheire logo em seguida. Espere cinco minutos contados no relógio já que é o tempo mínimo necessário para a pirâmide olfativa estar no ponto certo sem interferências de álcool e essências. Conte-nos como foi!

Regrinha básica: Na dúvida não esfregue o perfume na pele. Borrife a uma distância de um palmo e deixe que reaja sozinho sem interferências. Temos certeza que a fixação será maior e que a fragrância permanecerá virgem. Se você tiver podendo rasgar dinheiro aí sim, jogue para cima e deixe a coisa acontecer! ☺

Como você, a gente "adora perfumes" e saber um pouco mais ajuda a aproveitar o que cada produto tem de melhor para oferecer.

Veja aqui a dica #1 (super importante) talvez a mais importante de todas!

www.usinaperfumaria.com.br

2 comentários:

perfumes disse...

Adorei o post! Tirei várias duvidas, além de achar muito tópicos interessantes!

Rezinha disse...

eu quero ganhar o chance... o melhor dos melhores!!!!!!